sábado, 15 de maio de 2010
Dois é melhor do que um
Escrever é uma actividade (quase) individual. Cada escritor precisa esconder-se para escrever. As melhores ideias até podem ser criadas no convívio com outros mas são melhor escritas no isolamento. Creio que o facto de estarmos sozinhos pode ser assustador, mas não há saída para o escritor, senão o isolamento.
Também creio que há um momento em que o nosso texto precisa sair da nossa alçada. É quando estamos desanimados com ele ou quando estamos satisfeitos com ele. Nesta altura o nosso desânimo pode ser minimizado pelas palavras carinhosas de um amigo que entenda de textos. E a nossa satisfação (que sempre é boa) pode ser temperada também pelas palavras de bons amigos. Neste ponto a ajuda de outras pessoas pode ser a chave para o sucesso.
Experimentei isso em duas situações recentes: quando lancei o meu livro "Você também pode ter sucesso" em Fevereiro deste ano e aquando da publicação do projecto com a Ivandra Ferreira "Cartas a um viciado". No livro do sucesso, cheguei à conclusão que se quisermos algo grande, podemos faze-lo sozinhos. Mas não conseguiremos algo enorme se não tivermos ajuda. Dois é melhor do que um porque possuem faculdades para usar que não estão disponíveis numa só pessoa, possuem ligações que uma só pessoa não tem, e com isso possibilidades ilimitadas.
O trabalho do escritor deve deixar o isolamento para tocar as almas prontas a contribuir que fazem parte do nosso leque de amizades. No feedback está a riqueza dos nossos próprios textos. Isso força o nosso orgulho a ceder pontos (por sabermos que nem todas as nossas ideias são realmente nossas) e nos ajuda a continuar a ser pessoas normais no meio dos nossos amigos.
Quem tem amigos tem tudo. O escritor que partilha os seus textos com os amigos, tem meio caminho andado para chegar onde não chegaria... sozinho.
Há esta linha de tensão que se não for observada apaga todo o trabalho de um escritor.
Dois é melhor, juntos, cada um consegue mais!
Etiquetas:
ajuda para escritores,
dois é melhor do que um,
textos mwangolés
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.